segunda-feira, 22 de setembro de 2014

LFW#2 So this happened....


Durante a minha ausência o mundo não parou e até aconteceram coisas importantes, a NYFW terminou em grande, daquilo que vi vamos ter uma estação muita variada, com diferentes silhuetas, com peças de cortes interessantes e para todos os estilos. O estilo militar foi transversal a diferentes coleções mas o sportsware continua muito forte e o free spirit e glamour dos 70's está ao virar da esquina (thumbs up for that).
Gosto desta diversidade de estilos e tendências, permitem-nos assumir diferentes personagens no nosso dia-a-dia, conforme o nosso estado de espírito.

Na semana passada terminou a London Fashion Week. As minhas expectativas são sempre altas, alguns dos meus designers favoritos apresentam a suas coleções na passerelle londrina e por essa razão, e apesar da semana frenética que tive, fui sempre aproveitando todos os minutos de lazer para espreitar o style.com ou o Instagram.

Adoro a Burberry Prorsum, já o disse aqui, e agora em retrospectiva consigo perceber que talvez o problema seja esse, gostar tanto desta marca, criei expectativas muito altas e as expectativas são sempre tramadas.
Não posso deixar de reconhecer que fiquei algo desiludida em estado de choque quando comecei a ver algumas imagens de looks da colecção Spring 2015 aparecer no Instagram. Entrei num estado de negação e fiquei dois dias sem ir espreitar a coleção inteira. Quando o fiz o sentimento de desilusão instalou-se e agora estou a tentar apagar algumas daquelas imagens do meu cérebro, não quero que contaminem as minhas memórias de trench coats drapeadas em cetim, trenchs de renda, ou até as mantas/ponchos personalizaveis com as nossas iniciais, que este Inverno vão estar em todo o lado, a Zara até já tem algumas muito parecidas.

O que aconteceu?
Eu percebo que o truque é tornar uma marca tradicionalmente clássica e até conservadora apelativa para as jovens deste mundo. Conseguiram fazê-lo, eu sou a prova disso, mas agora perderam-se, descarrilaram, o que quiserem chamar-lhe.
Há uma diferença entre jovialidade e infantilidade. Ok, a Chanel apresentou colecções com ténis em supermercados mas são mulheres com looks um pouco teenager vá mas não são crianças, é uma colecção para uma mulher descontraída que não dispensa o conforto e um casaco de tweed da Chanel simultaneamente.
A colecção da Burberry Prorsum perdeu todo o edge que eu associava àquela marca, temos casacos de cabedal curtinhos em ganga colorida, temos pêlo mas não é aquele pêlo sofisticado, é aquele pêlo que podem encontrar no cabelo dos trolls, posso apreciar a junção do plissado feminino em chiffon com peças tão descontraídas como um blusão de ganga mas não consigo entender nada mais.
Não estamos aqui a falar da usabilidade das peças, não se trata disso, estamos a falar de um designer que ultrapassou a barreira psicológica do bom gosto, que não soube renovar-se, que perdeu o edge e que já não sabe como pode continuar a inovar na Burberry agora que já esgotou a novidade da jovialidade, queremos algo mais.
A sensação que fica foi que Christopher Bailey apercebeu-se que há um ano atrás a moda redireccionou-se para uma faixa etária ainda mais jovem e que quer andar com ténis de 3000€ da Chanel e decidiu que, um ano depois uma década em fashion years, já quase saturados da quantidade de ténis que invadiram as lojas, apresentar para a próxima estação mais do mesmo.

Well, those who play safe mever get ahead... 













1 comentário:

  1. A coleção é gira mas falta a novidade ...

    http://thepink-lipstick.blogspot.pt/

    ResponderEliminar