quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Bibliografia recomendada!

O Style Caster lançou uma lista dos livros que devemos ler obrigatoriamente se queremos trabalhar no mundo da moda. Ora, já estava habituada a receber a lista de "bibliografia recomendada" e a torcer o nariz sempre que chegava a hora de adquirir o "Regulamento da Organização do Sistema Judiciário e Organização e Funcionamento dos Tribunais Judiciais" pela módica quantia de 43.99€, mas devo admitir que agora a bibliografia recomendada é bem mais interessante e o dinheiro sai da carteira com mais facilidade.

Vejamos então alguns dos livros recomendados e outros que acrescentei:


"The End of Fashion" - Um livro sobre todos os aspectos da indústria da moda com muitas "insider stories" de rivalidades e desastres financeiros das grandes marcas.



Este não é dirigido directamente ao mundo da moda mas pelo título percebemos imediatamente a sua utilidade. Há uns anos atrás tinha feito muita falta... 


Esta é uma espécie de biografia de estilo da Leandra Medine do Man Repeller. Ficamos a conhecer diversos episódios da vida desta blogger (até os mais íntimos) e o que ela vestiu nessas ocasiões e porquê, parece interessante não é? No meio do livro ela também deve explicar como conseguiu tornar-se uma das grandes referências da blogosfera da moda.

Penso que o título é "self- explanatory".  Um guia para designers ou não designers interessados em criar e desenvolver uma marca.


Este já está a caminho da minha biblioteca pessoal. Com este handbook temos acesso a um guia por todas as carreiras no mundo da moda, em que consisitem, como se alcançam, qual o perfil destes profissionais etc. Como diz o Style Caster: "the ultimate behind-the-scenes look at the people who are running the fashion industry."


A Grace Coddington é a directora criativa da Vogue Americana e esta é a sua auto-biografia. Acho que não preciso de dizer mais nada. 




A "Bíblia" como diz uma professora minha. Este livro foi acrescentado por mim a esta lista porque toda a gente no mundo da moda tem que se guiar pela "Bíblia" por isso faz falta na lista de bibliografia, certo? 


Outro guia que nos fala das diferentes dinâmicas na indústria da moda sempre numa perspectiva de evolução de estratégias de marketing. Muito engraçado e repleto de histórias caricatas de designers como a vez em que o Karl Lagerfeld elogiou o blazer de tweed de uma funcionária da Chanel e ela lhe respondeu que era da H&M.


Este livro, tal como a "Bíblia" é mais uma referência de estilo do que um livro orientado para as profissões no mundo da moda. É uma verdadeira enciclopédia da moda que nos fala de estilos, estilistas, marcas e dicas de styling, o que é sempre útil.

Aqui está a lista de bibliografia obrigatória! Toca a estudar!




4 comentários:

  1. Eu adoro ler! Até leio livros que já li... Quando gosto muito deles.
    Quero variar um pouco a minha literatura, porque anda sempre em torno do mesmo. Acho que vou adquirir uma das tuas sugestoes ;)

    xoxo
    Rafaela Avidago
    http://rafaelaavidago.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Para além de serem livros muuuuuito mais interessantes de ler e folhear, servem para a coffee table perfeita*

    ResponderEliminar